quarta-feira, 29 de agosto de 2012


O programa francês Cash Investigation

Por estreante
Cash Investigation - jornalismo investigativo na TV francesa
Assisti há pouco a mais uma apresentação do programa da TV France 2, exibido no Brasil pela TV5Monde, com legendas em português. A série trata de práticas abusivas adotadas por grandes empresas, buscando manipular e enganar consumidores. Cada programa termina traçando um perfil de um cidadão que ousou denunciar ou enfrentar uma grande empresa. Os temas são variados, como indústria farmacêutica, a venda de água, a manipulação de bolsas de valores, neuromarketing (que é proibido na França), trabalho infantil, marketing verde e obsolescência programada. Entre os perfis que vi destaco o do médico que denunciou as próteses mamárias fabricadas com gel industrial e a do camponês equatoriano Pablo Fajardo, que conseguiu condenar a Chevron Texaco a pagar 18 bilhões de dólares a índios e agricultores do Equador por danos ambientais na Amazônia equatorial.
Desta vez o tema foi sobre o lobby da indústria agroalimentar na Europa e os perigos do açúcar. No alvo a Nestle, a Kraft, a Coca Cola, entre outras.
Recomendo a todos. É uma aula de jornalismo. Mais: uma aula de jornalismo investigativo. Muita pesquisa, as partes acusadas são ouvidas e questionadas, enfim, jornalismo de verdade. Também tem muito humor na edição, além da coragem de denunciar anunciantes poderosíssimos.  É jornalismo e é entretenimento – nada a ver com os “noticiários” do Instituto Millenium que aparecem entre uma novela e outra. O programa já foi acionado na justiça pela ONG WWF (seu diretor abandonou a entrevista no meio) e pelo banco Crédit Agricole (o “banco verde” que financia exploração de carvão e o shale gas).
Quem quiser assistir encontra fácil no Youtube. O link para a última edição é

Nenhum comentário:

Postar um comentário