sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Confiança em Hollande cai para 49%

Por zanuja castelo branco
Do Opera Mundi
Com três meses de governo, novo presidente é criticado por setores tanto da direita quanto da esquerda
Após quase cem dias de sua eleição, as avaliações de popularidade do presidente francês François Hollande já ficam abaixo dos 50%. De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto CSA, a confiança no poder de liderança do líder socialista caiu cinco pontos entre os franceses nos últimos trinta dias, chegando a 49%.
A pergunta feita pelo CSA foi: “você confia no chefe de Estado para enfrentar os principais problemas do país?”. Em junho, durante seu primeiro mês no cargo, a taxa era de 51%, subindo para 54% em julho.
O primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault, também obteve 49% de confiança (queda de quatro pontos percentuais).
Os números dos governantes socialistas se assemelham,segundo a CSA, dos níveis de aprovação dos primeiros meses da Presidência de Nicolas Sarkozy e do governo do ex-premiê François Fillon, em 2007, ambos da conservadora UMP (União por um Movimento Popular), principal bloco de oposição. Sarkozy registrava 55%, enquanto Fillon era de 47%. No entanto, o ex-presidente, cotado para concorrer em 2017 uma nova vez à chefia de Estado, só atingiu menos da metade da aprovação em janeiro de 2008, oito meses depois de sua eleição.
No entanto, cabe a Fillon atualmente o primeiro lugar entre as personalidades políticas mais admiradas do país, com 55% de imagem positiva (caiu um ponto), na frente do ex-chanceler Alain Juppé (53%) e do atual ministro do Interior, Manuel Valls (49%), juntamente com Hollande e Ayrault. A última colocada dessa pesquisa é a líder da extrema-direta, Marine Le Pen, presidente da Frente Nacional, com 31% de aprovação dos franceses.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 22 de agosto, contando com 998 entrevistados e distribuídos proporcionalmente em todas as regiões do país. As consultas fora feitas por telefone.
Antes da CSA, uma pesquisa do Ifop, publicada em 11 de agosto, trouxe números ainda mais negativos para Hollande: uma taxa de aprovação para de apenas 46%, bem abaixo dos 61% de quando completou um mês de governo.
O presidente é criticado pela oposição de direita por não adotar uma posição mais dura em relação à guerra na Síria; por diversos setores na esquerda pelas ações de prisão e deportação de ciganos da etnia Roma. Considerada muito precipitada e violenta; e pelos dois lados por sua gestão na economia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário