quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Arnaldo Jabor
Um recente relatório da Organização Mundial de Saúde (WHO) – “Obesidade: Prevenindo a Epidemia Global” – chamou a atenção para o problema que mais assusta médicos e pesquisadores em relação ao excesso de peso, ou seja, a estreita relação da obesidade com outros problemas crônicos como o diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Com relação ao câncer, estudos anteriores já tinham demonstrado que a obesidade e até mesmo o sobrepeso poderiam causar a doença em mama e cólon. Agora, um novo estudo conduzido pela “British Medical Association – University of Manchester” e “University of Bern” – Suíça, divulgado esta semana, sugere que a obesidade pode também causar outros tipos de câncer, tais como os de esôfago, tireóide, rim, útero e bexiga.
A pesquisa avaliou dados de 141 estudos anteriores e incluiu 280.000 casos dos Estados Unidos e Europa. O objetivo do estudo era encontrar uma relação entre o Índice de Massa Corporal e o risco de câncer.
Homens com 15kg acima do peso normal
- Aumento de 52% do risco de câncer de esôfago, 33% para câncer de tireóide e 24% para câncer de cólon e rim.
Mulheres com 13kg acima do peso normal
- Mulheres com13kg acima do peso normal mostraram um risco de 62% para câncer de útero e bexiga, 51% para câncer de esôfago e 34% para câncer de rim.
Os pesquisadores não sabem ainda quais são os mecanismos exatos pelos quais a obesidade leva ao câncer. Há algumas hipóteses que necessitam de mais estudos, mas o mecanismo mais provável, defendido por muitos estudiosos, é aquele em que as células gordurosas afetam negativamente a regulação hormonal.
Isto poderia aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.
Além disso, os especialistas garantem que a obesidade promove naturalmente um meio favorável para o desenvolvimento de tumores, uma vez que as células, incluindo as cancerígenas, crescem mais facilmente quando a quantidade de calorias no organismo é abundante.
Fonte: Vya Estelar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário