As vendas no varejo em São Paulo

Da Folha
Varejo em São Paulo registra o melhor resultado do ano, diz Fecomercio
As vendas no comércio varejista da região metropolitana de São Paulo somaram R$ 13,8 bilhões em maio, o maior faturamento do ano e o melhor resultado para este mês dos últimos cinco anos.
As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (25) pela Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista, da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
O resultado também é o melhor desde novembro de 2010.
Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a pesquisa aponta incremento de 6,9%. Na comparação com abril, o avanço foi de 7,1%, enquanto no ano o indicador acumula alta de 4,4%.
Na comparação com maio de 2011, os destaques de vendas ficaram com os setores de supermercados, com alta de 6,2%, e lojas de eletroeletrônicos (31%). Juntos, foram principais responsáveis por 51,5% do crescimento anual.
Na análise da Fecomercio-SP, a continuidade do ciclo positivo de renda e emprego ainda são os principais motivos para o avanço do faturamento no setor.
O comércio automotivo também mostrou expansão expressiva, de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, contribuindo com 20,5% do crescimento da pesquisa. Para a entidade, o avanço do setor se deve, em grande parte, à velocidade com que o setor conseguiu transferir, para o consumidor, os estímulos fiscais concedidos pelo governo.
Farmácias e perfumarias e comércio eletrônico faturaram, respectivamente, 29,6% e 10,1% a mais do que em maio do ano passado.
Em queda, o faturamento das lojas de departamento (-4,2%) e lojas de vestuário, tecido e calçado (-3,5%).