domingo, 22 de julho de 2012

O ensaio de vaia a Lula às vésperas do Pan


Por Paulo Cezar

Vídeo mostra ''ensaio'' de vaia a Lula às vésperas do Pan

Do Vermelho.org

Um vídeo gravado na noite da última quarta-feira (11), dois dias antes da abertura dos Jogos Pan-Americanos — Rio 2007, revela que voluntários e convidados já vaiaram à menção ao nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante ensaio da cerimônia.

Disponível no Youtube, o vídeo, de 53 segundos, foi gravado no anel superior das arquibancadas do Maracanã. Imediatamente após os locutores anunciarem o nome de Lula, em espanhol e em português, vaias são ouvidas. Veja o clipe abaixo:
Vetado à imprensa, o último ensaio teve a participação de voluntários, que receberam convites para distribuir a familiares e amigos.
O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) vê indícios de que o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM, ex-PFL), tenha organizado uma claque para aplaudi-lo e para vaiar o presidente da República na abertura dos jogos.
''Além desse vídeo, há uma série de outros indícios de que a Prefeitura do Rio de fato buscou criar um factóide contra Lula, o que é grave em função da repercussão internacional do evento'', afirma Dr. Rosinha.
Servidores “dispensados”
A venda dos ingressos do Pan-2007 está sob responsabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro, que contratou a empresa Ticketronics para executar o serviço. A seleção dos voluntários também esteve a cargo da administração municipal.
Das 80 mil pessoas que se inscreveram para trabalhar como voluntários nos Jogos Pan-Americanos, 15 mil foram selecionadas. Tanto o recrutamento quanto o treinamento dos voluntários ficaram a cargo da Fundação João Goulart — entidade vinculada à Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Administração.
Apesar do alto número de candidatos à função de voluntário, o prefeito César Maia assinou, no último dia 14 de junho, um decreto que ''dispensou de suas atividades regulares'', durante a realização dos jogos, os servidores com inscrição confirmada para trabalho voluntário.
''Quais foram os critérios para a escolha dos voluntários do Pan?'', questiona Dr. Rosinha. ''Havia necessidade de dispensar servidores municipais? Quantos foram dispensados do serviço?''
100 mil ingressos
Conforme matéria publicada na última sexta-feira (13) pelo jornal O Dia, César Maia estaria ''distribuindo'' que ingressos dos jogos para seus auxiliares. ''A Prefeitura do Rio vai distribuir 100 mil ingressos do Pan para todas as suas secretarias'', diz trecho da matéria. ''As que mais estão recebendo são as de Educação, Assistência Social e a Comlurb.''
Um voluntário que ganhou três ingressos para a abertura do evento foi preso, ao tentar vender um dos bilhetes a um promotor de Justiça. Ele foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal instalado no próprio Maracanã. Do setor nobre, os ingressos valiam R$ 250.
''A meu ver, cabe uma investigação a respeito tanto da forma como a Prefeitura do Rio de Janeiro selecionou os voluntários quanto sobre a venda e distribuição gratuita de ingressos'', afirma Dr. Rosinha. ''Falta transparência em todo esse processo.''
Da Redação, com informações da assessoria do Dr. Rosinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário