A morte de Reverendo Moon
Enviado por luisnassif, seg, 03/09/2012 - 09:17
Da Folha
Fundador da Igreja da Unificação, que se proclamava 'messias', tinha investimentos milionários em diversos países
Proprietário de terras, escola e time de futebol no Brasil, coreano havia sido internado com pneumonia há 2 semanas
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O reverendo coreano que conquistou milhões de seguidores e tinha dezenas de milhões de dólares em investimentos em todo o mundo morreu ontem, aos 92 anos, próximo a Seul, em decorrência de uma pneumonia.
Polêmico e bem relacionado politicamente, Sun Myung Moon -ou apenas "reverendo Moon"- se autoproclamava o messias e dizia ter recebido, durante uma aparição de Jesus quando tinha 15 anos, a tarefa de completar a missão de Cristo na Terra.
Vinte anos depois e após o fim da Guerra da Coreia, em 1954, fundou a Igreja da Unificação, que estima-se ter hoje 3 milhões de fiéis em mais de 190 países.
A seita ficou mundialmente conhecida por seus casamentos em massa, com milhares de noivos. Em março deste ano, o nonagenário realizou um casamento coletivo para 2.500 pessoas e, em julho, uma celebração religiosa para mais de 15 mil pessoas.
A morte, ocorrida ontem (madrugada de segunda na Coreia do Sul), foi confirmada pela seita em seu site.
Moon estava internado havia duas semanas com pneumonia em um hospital que pertencia à igreja perto de sua casa em Gapyeong, a nordeste de Seul. No momento de sua morte, estava acompanhado pela mulher, Han Hak-Ja, e por alguns de seus 11 filhos.
Segundo o site da seita, o filho caçula do reverendo, Hyung Jin Moon, já foi apontado como seu sucessor. O enterro será no próximo dia 15.
MILIONÁRIO
Tão ou mais ressaltados que sua atuação religiosa são os investimentos do reverendo pelo mundo. Moon criou um império empresarial e financeiro que inclui jornais -entre eles o conservador "The Washington Times" -, universidades e indústrias.
Pouco se sabe sobre o valor real de sua fortuna, mas a seita diz arrecadar, só em operações relativas à igreja, "dezenas de milhões de dólares" por ano.
No Brasil, a seita, por meio da Associação das Famílias para a Unificação e a Paz Mundial, possui fazendas no Mato Grosso do Sul. Em 2002, quando foi acusada pelo Ministério Público Federal de lavagem de dinheiro, a associação tinha 46 propriedades rurais registradas no Incra.
Em Jardim, no interior do Estado, a seita mantém o Centro Educacional New Hope, fundado pelo próprio Moon em 1989, para alunos do ensino infantil ao médio. Dos 175 alunos, um terço é membro da associação do reverendo.
A igreja também é dona do clube de futebol Atlético Sorocaba (SP).
Nos EUA, onde chegou a cumprir 13 de 18 meses de pena por sonegação fiscal nos anos 1980, Moon tinha ligações com os republicanos, em especial com a família Bush.
Neil Bush, filho de George Bush e irmão de George W. Bush, ambos ex-presidentes, chegou a acompanhar o reverendo em uma viagem de pregação pela Ásia em 2005.
Ontem, ele disse que Moon era um "homem cujo coração estava focado em reunir pessoas de diferentes credos".
Brasileiros vão à Coreia do Sul para funeral
folha.com/no1147400
folha.com/no1147400
Nenhum comentário:
Postar um comentário