quarta-feira, 26 de setembro de 2012


.




A zona franca para atrair os gigantes da internet
Enviado por luisnassif, qua, 26/09/2012 - 15:07



Por marcelosoaressouza

Do Telesíntese

Governo quer criar "zona franca" para atrair gigantes de internet

O Google escolheu o Chile como sede para seu primeiro data center na América Latina, conforme anunciado em julho. A decisão demonstra a pouca capacidade de atração do Brasil aos gigantes da internet, condição que o governo tem intenções de mudar, com um projeto de uma espécie de Zona Franca tal como a de Manaus, mas para provedores de conteúdo.

"Temos a ideia política de trazer as grandes empresas de conteúdo, mas pra isso precisamos criar boas condições de preço e, para isso, precisamos discutir com elas", disse Cezar Alvarez, Secretário Executivo do Ministério das Comunicações, que participou nest terça-feira (25) de debate na Fiesp em São Paulo sobre Telecomunicações.

Segundo ele, a "zona franca" para conteúdo seria montada em alguma cidade do Nordeste, com prioridade para Fortaleza (CE) e requeria o avanço em termos de legislação internacional quanto à proteção de conteúdo. "Essa é uma ideia em fase inicial", explicou.

A atração dos gigantes da internet seria uma forma de diminuir a necessidade de cabos submarinos para conexão com Estados Unidos e demais países que concentram as sedes de tais empresas, e que são responsáveis por boa parte do conteúdo acessado por brasileiros.

Outra alternativa, explica Alvarez, é o incentivo para que brasileiros utilizem cada vez mais os domínios .BR e também os latino-americanos. O projeto do Anel Óptico Intercontinental da América do Sul foi exibido no início do evento realizado pela Fiesp, que destacou a sua importância para redução do custo da internet no Brasil e promoção da integração regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário