As relações comerciais entre Brasil e África
Enviado por luisnassif, dom, 22/07/2012 - 12:16
Por Demarchi
Comentário ao post "Crescem exportações brasileiras para a África".
"O Brasil busca aprofundar parcerias e afinidades com a África. Desde 2003, o presidente da República visitou 19 países do continente, foi convidado de honra de uma reunião da União Africana (Sirte, Líbia, em julho de 2009) e promoveu, com o presidente da Nigéria, a primeira reunião entre América do Sul e África (Cúpula ASA). A retomada dessas relações políticas trouxe resultados concretos, como a abertura de escritórios da Embrapa em Acra (Gana) e da Fiocruz em Maputo (Moçambique), onde também será construída uma fábrica de medicamentos genéricos e antirretrovirais, com recursos, equipamentos e tecnologia brasileiros.
Os principais grupos de produtos exportados pelas empresas brasileiras, segundo o Global Trade Information Services (GTIS), são açúcar e confeitarias; veículos e partes; carnes; óleo refinado de petróleo; maquinários e similares; minérios e escórias; gorduras e óleos; cereais; materiais elétricos e eletrônicos; e produtos de ferro e aço.
Em 2008 e 2009, a Apex-Brasil promoveu, em Angola e na África do Sul, respectivamente, missões comtradings brasileiras, que envolveram rodadas de negócios e seminários com compradores de diversos países da África. A Apex-Brasil também apoiou a participação de empresas brasileiras em eventos realizados no continente, como o Brasil Agri-Solutions (Senegal, junho de 2009) e a Feira Internacional de Luanda (Angola, julho de 2009). A participação nesses eventos contribuiu fortemente para o aumento dos negócios de empresas brasileiras no continente."
Nenhum comentário:
Postar um comentário