O sistema de FM para alunos com deficiência auditiva


Da Secretaria de Educação do RS
Educação inclusiva
Sistema de transmissão FM para alunos com deficiência auditiva é testado
A experiência piloto desenvolvida em uma Sala de Recursos Multifuncional (SRM) de Porto Alegre, no atendimento a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com deficiência auditiva usuários de aparelhos de ampliação sonora ou com implante coclear está sendo avaliada como positiva pela professora Silvia Letícia Silva da Silva. O sistema consiste em um transmissor que capta a voz do interlocutor, transmitindo-a por ondas de rádio, diretamente ao receptor, também FM, conectado à prótese auditiva do estudante. O som é captado por um microfone e enviado por meio de frequência modulada para o receptor que deverá estar conectado ao aparelho auditivo.
Atuando na SRM da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco de Assis, na Capital, a professora Silvia explica que o trabalho cotidiano busca auxiliar alunos com deficiência auditiva a romperem suas dificuldades diárias em sala de aula, proporcionando a inclusão dos mesmos. Ela explica que, na Capital, três alunos foram selecionados para participar do Sistema de Frequência Modulada, que tem como objetivo amenizar limitações desses estudantes.Convidada a participar do projeto piloto pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Silvia participou de formação em Brasília na primeira etapa do projeto. Na segunda, os alunos foram selecionados. Agora, chegou a hora de os alunos utilizarem o sistema. Na última terça-feira (20), os três alunos da rede estadual alcançaram nova etapa do projeto: receberam a adaptação do Sistema FM da empresa Phonac que foram adquiridos pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), uma das parceiras da iniciativa, e cedidos às escolas. Os adaptadores - o sistema FM é constituído de um transmissor com microfone e um receptor acoplado ao aparelho auditivo do aluno - foram instalados pela fonoaudióloga Adriana Signorini na última terça-feira (20).
"Fiquei comovida ao presenciar a emoção dos alunos ao ouvirem a voz da fonoaudióloga com nitidez, quando o aluno relata que parece que ela está bem próxima dele e sem ouvir nenhum ruído ou verberação", exalta a professora Silvia da Silva, enfatizando que a última etapa (que deve se efetivar me dezembro) prevê nova testagem para concluir a eficácia do Sistema FM para os alunos com deficiência auditiva.
O projeto pretende verificar as contribuições de tecnologia assistiva na promoção de acessibilidade no contexto educacional dos usuários de aparelho de Ampliação Sonora Individual AASI ou Implante Coclear/IC, possíveis de beneficiários do sistema FM. A ideia é resultado de parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), Centro de Pesquisas Audiológicas/HRAC da Universidade de São Paulo, Academia Brasileira de Audiologia e secretarias de Educação de Municípios e Estados. O projeto piloto é desenvolvido com a participação de 80 professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 200 estudantes em todo o país.