Brasil pode contribuir para crescimento na Europa, diz Dilma

Do Terra
Dilma: Brasil pode ser oportunidade para crescimento da Europa
A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira, em visita à Espanha, que o Brasil poderá contribuir para que haja crescimento em países europeus atingidos pela crise econômica internacional. Dilma reafirmou ser "fundamental" o crescimento dos países do bloco para superar as turbulências, criticando o excesso de austeridade.
"O Brasil pode e deve contribuir para que haja mais crescimento econômico, mais possibilidades de solução para a crise, porque ela necessariamente passa pelo crescimento", disse Dilma. Dilma participou da Cúpula Ibero-Americana no fim de semana na Espanha, um dos países mais afetados pela crise. Ela reiterou sua crítica aos países ricos na ação contra a crise econômica mundial, que considera ser recessiva e com excesso de rigor fiscal.
"A combinação de austeridade e crescimento é a melhor maneira de superar os desafios colocados por uma crise", disse ela ao lado de Rajoy. A presidente tem defendido a necessidade de investimentos e estímulos ao crescimento como resposta à crise, "fundamental" para evitar o aumento da desigualdade e o desemprego no bloco, atualmente em níveis elevados.
As declarações da presidente foram feitas em coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy, em Madri. Os dois se encontraram dois dias depois de participarem em Cádiz (Espanha) da 12ª Cúpula Ibero-Americana, onde um dos eixos dos debates foi a oportunidade econômica que a América Latina representa para a Espanha e para os países europeus no momento atual.
Na reunião hispânico-brasileira participaram também os ministros de Relações Exteriores e de Educação de ambos os países. A presidente visitará também durante a jornada a Casa do Brasil e inaugurará o seminário intitulado "Brasil, no caminho do crescimento