A situação do PSDB paulista


Autor:
O jogo do PSDB em São Paulo está assim:
  1. Considera-se José Serra definitivamente fora do jogo. Não poderá sair candidato a governador, já que Geraldo Alckmin será candidato à releição. Não será a Presidente, pois chegou a vez de Aécio Neves. Restará o de Senador, mas em uma eleição para apenas uma vaga, portanto eleição majoritária – o mais rejeitado político paulista contra o mais querido, Eduardo Suplicy.
  2. A luta do PSDB, agora, é levantar a bola de um conjunto de políticos que possam, nas próximas eleições, garantir uma boa bancada na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. E reforçar uma reeleição de Alckmin que, provavelmente, será a mais disputada da história recente do estado.
  3. Alckmin parece disposto a romper com as práticas belicistas de Serra e Sérgio Guerra. No pacto com o governo federal, pela segurança em São Paulo, fez ouvidos moucos a auxiliares que temiam a exploração política do episódio. E a tendência, daqui para frente, será adotar uma postura colaborativa e de parceria com governo federal e precfeitura