segunda-feira, 26 de novembro de 2012



Em Teresina, a sexta melhor escola do país
Enviado por luisnassif, seg, 26/11/2012 - 12:32

Do O Globo

Em Teresina, uma escola sempre entre as melhores

Estudantes já foram selecionados para universidades americanas de elite

Éfrem Ribeiro

TERESINA - Com mil alunos no ensino médio, de um total de 3.200 somando-se os dos ensinos fundamental e infantil, o Instituto Dom Barreto, em Teresina (Piauí), segundo o resultado do Enem, é o sexto melhor do país. A carga horária é de oito horas/aula diárias, mas está aumentando para 12 horas para alunos que querem cursar o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e o IME (Instituto Militar de Engenharia) ou universidades americanas como Columbia e Yale.

Quinze alunos foram selecionados para universidades de elite americanas; 15 foram aprovados, em 2011, para cursar engenharias de ponta na Universidade de São Carlos; e alunos que preferem Direito e áreas Humanas e mecatrônica têm se matriculado na UnB. Além disso, muitos ex-alunos estão estudando em Holanda, França e Alemanha.

A diretora-geral do Dom Barreto, Maria Stela Rangel, conta que os alunos do ensino médio cursaram ali o ensino infantil:

— Além das oito horas de aulas diárias, um dia na semana eles fazem as provas pela manhã. São mais quatro horas. Os meninos têm uma carga horária bem puxada.

Dos mais de 300 professores quase todos têm mestrado e 20 têm doutorado ou estão defendendo teses.

Além das disciplinas tradicionais, o Dom Barreto oferece aulas de xadrez, inglês, espanhol e latim, que os ajuda em disciplinas como biologia e química por ensinar a origem das palavras. O colégio usa parte de seu rendimento para manter duas escolas para alunos carentes em Teresina.

— Oferecemos aos alunos o que eles precisam como cidadãos. Ensinamos as disciplinas de forma tradicional e temos como prioridade trabalhar o social — conclui Maria Stela

Nenhum comentário:

Postar um comentário