Ilhas Tokelau: as primeiras a utilizarem só energia solar

Por Almeida
Do RT.com
Ilhas Tokelau da Nova Zelândia, as primeiras a passarem completamente para a energia solar

A renovável livrará os ilhéus dos suprimentos de diesel a partir do exterior e também preservará o ambiente do atol.

Moradores da ilha de Tokelau, um território dependente da Nova Zelândia, a partir de Setembro serão os primeiros no mundo que utilizarão apenas a energia solar, segundo a imprensa da Nova Zelândia.

"Esta semana concluímos a instalação de mais de quatro mil painéis solares que fornecerão energia elétrica à população do atol, o que ascende a 1.400 pessoas", disse em comunicado um dos engenheiros do projeto, Dean Parchomchuk.Foi informado que o projeto, que custa 7.500 milhões de dólares, é financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Nova Zelândia.

"É bom que finalmente possamos parar de usar as usinas que operam a partir de diesel. Vazamentos de combustível criam enormes problemas ambientais no atol. Além disso, usando painéis solares deixaremos de ser dependentes dos fornecimentos do exterior" , disse o ministro de Energia do Tokelau.

Para gerar eletricidade a cada ano nas ilhas do atol, são utilizados mais de 2.000 barris de petróleo avaliados em cerca de um milhão de dólares. A aplicação de novas tecnologias também ajudará a economizar combustível

"Segundo nossos cálculos, esta inovação será recompensada nos próximos cinco anos. A instalação das baterias se tornará numa economia significativa, especialmente antes da primeira reforma devem funcionar sem problemas por pelo menos 20 anos ", disse Mike Bassett, chefe da empresa neozelandesa Powersmart Solar.

Tokelau é composto por três atóis chamados Nukunonu, Fakaofo e Atafu. As ilhas se elevam acima do nível do mar em cerca de três, quatro metros. Os ilhéus vivem principalmente da pesca e subsídios do Governo da Nova Zelândia.