segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Sugestões para a melhoria da qualidade de vida em São Paulo
Enviado por luisnassif, seg, 29/10/2012 - 11:36
Por Andre Araujo
INICIATIVAS PARA SÃO PAULO - A desatrosa administração Kassab, uma catastrofe para São Paulo, foi a causa central da derrota de Serra que na sua insensibilidade não percebeu que jamais venceria carregando essa carga nas costas. Dentre as dezenas de grandes problemas de São Paulo duas sugestões simples para dois problemas que interferem na qualidade de vida dos paulistanos.
A Grandes Avenidas Deterioradas - São Paulo tem longas avenidas com quilometros de imoveis abndonados, terrenos valiosos perdidos para seus donos e para a comunidade. Av.dos Bandeirantes, Av.Santa Amaro nos quarteirões iniciais, Av.Tiradentes, Av.Celso Garcia, todas centrais, com abundancia de transportes, equipamentos urbanos, acessos.
Reurbainização é uma politica com soluções conhecidas e testadas em muitas cidades. Londres recuperou uma enorme area, a Canary  Wharf, area das antigas docas abandonadas, hoje um dos terrenos mais caros de Londres, cheia de torres de escritorios, espaços culturais, restaurantes,.
A Prefeitura de SP tem uma empresa para isso, a EMURB, que fez um belo trabalho do Edificio Martinelli, que ja foi o mais alto da America do Sul, construido nos anos 30,  chegou a um total estado de deterioração. A EMURB desapropriou, reformou e hoje o predio está util, modernizado, ocupado por escritorios, cafés e repartições municipais. A Prefeitura recupera rapidamente os recursos investidos nessa reurbanização,os imoveis renovados tem valor comercial atualizado, todos ganham , a cidade ganha, os antigos proprietarios ganham, porque não se faz? Falta de vontade politica, falta de interesse de maus prefeitos, mentalidade burocratica e nenhuma criatividade. Alem de ruas, hpa predios passiveis de recuperação, como o enorme Edifico Brasilar, na  Praça das Bandeiras, tambem muitos edificios na Av.9 de Julho, sujos e abandonados, tudo super central, enfeiando e deteriorando todo o entorno. Há um grande campo de trabalho nessa tarefa que tambem beneficia os cofres municipais ao recuperar receita de IPTU, hoje evidentemente ninguem paga IPTU em imovel abandonado. Na area central de SP e no seu entorno existem cerca de 600 edificos abandonados, um enorme capital urbano perdido e sem finalidade economica ou social.
A Utilização dos Parques e Praças Municipais - São Paulo tem centenas de praças e parques pequenos. É um equipamento pronto mas não é quase utilizado. Porque? São espaços sujos, com frequencia perigosa, qual mãe vai levar seu filhos para brincar em terrenos que parecem abandonados? Solução : CERCAR com gradis, criar portarias com catracas eletronicas, quem quiser usar se registre, um cadasro simples de modo a ter algum controle, depois das 7 horas, fecha-se o parque, faz-se a limpeza e no dia seguinte novamente a cidades, as mães e as crianças terão uma area de exercicios e lazer utilizaveis. Para cada praça ou parque a `refeitura deve destacar guardas municipias, a GM da Prefeitura já é grande e pode aumentar, a Prefeitura está com R$8,7 bilhões em caixa.
São Paulo é hoje uma cidade onde as pessoas vivem em apartamentos, a maioria pequenos. As crianças precisam de areas para se exercitarem e brincarem, os mais abonados tem clubes mas os menos não são socios de clubes, aliás S.Paulo tambem tem poucos clubes para lazer, são os mesmos há 50 anos e os titulos para ingresso são caros.As praças serão uma solução rapida, barata e rápida. e atenderia os menos favorecidos, especialmente crianças.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário