terça-feira, 30 de outubro de 2012


As últimas informações sobre o furacão Sandy
Enviado por luisnassif, ter, 30/10/2012 - 14:16
Do Estadão
ÚLTIMA HORA: Tempestade Sandy chega à Costa Leste dos EUA; 16 pessoas morreram no país; acompanhe informações
NOVA YORK – O furacão Sandy (que passou para a categoria de “supertempestade” depois de meia hora em solo americano e mais recentemente para “ciclone tropical”), está sobre a região mais densamente povoada do país, a Costa Leste, e já matou 16 pessoas nos EUA e uma no Canadá. O fenômeno forçou centenas de milhares de pessoas a procurar lugares elevados e provocou a interrupção do transporte público e o fechamento de escolas, empresas e departamentos do governo. Acompanhe as informações no Radar Global e pelo Twitter da colunista Lúcia Guimarães e do correspondente Gustavo Chacra, que estão em Nova York .
14h06 – Veja abaixo a repercussão do ciclone Sandy nos principais portais noticiosos do mundo neste momento.

Al Arabiya: Supertempestade Sandy, um dos mais caros desastres naturais na história dos EUA
13h36 – A bolsa de valores de Nova York, cujo funcionamento raramente é interrimpido devido a eventos meteorológicos, segue fechada pelo segundo dia hoje.
13h33 – Balanço de momento, segundo a rede de TV americana CNN: há ao menos 16 mortos confirmados nos EUA e um no Canadá em consequência do ciclone Sandy. O corte de energia afeta 7 milhões de pessoas na Costa Leste do país. Em Nova York 80 casas foram danificadas, segundo o prefeito Michael Bloomberg (50 delas foram totalmente destruídas, disse a CNN). Em New Jersey, um dique rompeu, e as ruas de três cidades estão inundadas.
13h31 – Segundo a CNN, o número de mortos confirmados nos EUA é de 16. Uma pessoa morreu no Canadá.
13h31 – O governador de Nova York anuncia a retomada parcial dos serviços de ônibus no Estado.
13h30 - “Segurança é nossa prioridade”, diz o governador de Nova York. Segundo ele, há 2 milhões de famílias sem energia elétrica no Estado.
13h27 – O governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, fala neste momento.
13h18 – De acordo com o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ao menos 10 pessoas morreram na cidade, a maior dos Estados Unidos, em consequência da passagem da supertempestade Sandy, que depois foi reduzida à categoria de ciclone tropical. ”Tragicamente, o número de mortos deve crescer”, disse.
Com os dados anunciados por Bloomberg, sobe a 25 o número de mortos devido ao ciclone na Costa Leste dos EUA e no Canadá, onde uma pessoa morreu. A informação não está confirmada, contudo. O número se soma a outras 67 pessoas mortas na passagem do furacão pelo Caribe.
13h13 – “Não precisamos de mais vítimas”, diz o prefeito, orientando a população a seguir as instruções das autoridades.
13h12 – “Queda de árvores representam um sério perigo”, diz o prefeito de Nova York. Ele pede que as pessoas evitem sair de casa se não for necessário e pede a funcionários públicos que não trabalharão por fechamento das repartições que se apresentem em abrigos como voluntários.
13h11 – Segundo Bloomberg, escolas seguem fechadas hoje “e devem seguir fechadas amanhã também”.
13h11 – O prefeito diz que há “inundações expressivas” em túneis do sistema de metrô da cidade.
13h10 – De acordo com o prefeito de Nova York, 80 casas foram danificadas em incêndios no Queens.
13h09 – Bloomberg informa que os voos seguem interrompidos nos aeroportos da cidade. Segundo ele, não há informações sobre danos a sistemas de navegação e iluminação nos aeroportos.
13h09 – “O sistema de transporte público permanece fechado até segundo aviso”, diz o prefeito de Nova York, maior cidade dos EUA.
13h08 – Bloomberg diz que a recuperação da energia deve levar “entre dois e três dias, talvez mais” em “muitos lugares”.
13h07 – Segundo o prefeito de Nova York, 75% dos cidadãos de Nova York estão sem energia elétrica.
13h05 – “Tragicamente, o número de mortos deve crescer”, diz o prefeito de Nova York. Até o momento, 16 pessoas morreram no país devido ao Sandy. Em Nova York, as vítimas foram atingidas por árvores.
13h04 – Bloomberg fala sobre as operações de resgate em incêndios em diferentes regiões da cidade.
13h03 – O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, fala neste momento.
12h53 - A agenda de eventos dos EUA de hoje destaca o fechamento de diversos mercados em função da passagem do ciclone Sandy pela Costa Leste. A New York Stock Exchange (Nyse), a Nasdaq e a BATS informaram que não vão operar.
12h42 – Foto: Águas agitadas na região do lago Michigan e dos Grandes Lagos, no Estado de Wisconsin.
2012_10_30T143300Z_01_WIS04_RTRMDNP_3_STORM_SANDY.JPG
12h26 – De acordo com Christie, há 5,5 mil pessoas em cinco abrigos no Estado. Mais cedo, ele anunciou a abertura de um sexto abrigo.
12h25 – O governador de New Jersey disse ainda que o abastecimento de água no Estado pode ser afetado.
12h24 – Segundo Christie, algumas rodovias no Estado de New Jersey estão fechadas devido a queda de árvores e detritos.
12h23 – “A devastação não tem precedentes, nunca vimos algo assim antes”, diz o governador, em tom de desolação.
12h22 – Christie disse que o Estado deve abrir um sexto abrigo para as pessoas que precisaram deixar as casas.
12h20 – “As comunidades costeiras de New Jersey sofreram danos grandes”, afirma o governador Christie à CNN. “Há um longo caminho (de resgate e recuperação) adiante”, diz.
12h18 – O governador de New Jersey, Chris Christie, está falando ao vivo agora à rede de TV CNN. Segundo ele, o resgate de pessoas nas três cidades que ficaram isoladas no Estado com o rompimento de um dique é feito com ajuda2012_10_30T133450Z_01_ARH05_RTRMDNP_3_STORM_SANDY.JPG de barcos, como o da foto abaixo, em Little Ferry.

11h47 – A passagem da supertempestade Sandy por Nova York, antes de ser rebaixada para a categoria “ciclone tropical” causou danos “sem precedentes” ao metrô da cidade. Estragos “inéditos” foram verificados no sistema, como inundação de túneis, garagens e pátios ferroviários. ”Em 108 anos, nossos funcionários nunca enfrentaram um desafio como o que nos confronta agora”, disse o presidente da Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA, na sigla em inglês), Joseph Lhota, em comunicado hoje. Na foto abaixo, divulgada pela MTA, sacos de areia são vistos na estação Lenox, no Harlem.
1417580.jpg
11h19 – Se você está em Nova York ou em alguma cidade atingida pelo Sandy, envie seu relato, foto ou vídeo. Veja abaixo algumas imagens enviadas por leitores.
Está em Nova York? Envie sua foto através do Instagram: basta incluir a hashtag #furacaosandy na legenda. As melhores serão publicadas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário