quarta-feira, 3 de abril de 2013



Sobre o html5 e o DRM
Enviado por luisnassif, qua, 03/04/2013 - 12:16
Por Antonio Nelson
Do blog Trezentos

Diga não ao DRM no HTML5

Por favor, leiam, entendam, assinem a manifestação abaixo e espalhem.

Isso diz respeito diretamente a todos nós.

Diga à W3C: Nós não queremos a Web de Hollywood:
http://www.defectivebydesign.org/no-drm-in-html5

Explicando de um jeito côxa e em português o que está melhor exposto no link acima:

A próxima fase da internet é o HTML5, uma nova especificação com inúmeras vantagens que possibilitará uma web muito mais interativa e livre de sujeiras como ‘flash player’. Já hoje, quase todo tablet e celular funciona baseado nessa nova tecnologia, e em breve todos os sites também o serão.

Em paralelo temos o DRM, ou ‘Gestão de Restrições Digitais’, uma tentativa de controlar totalmente o uso dos conteúdos digitais de maneira completamente abusiva, dando a algumas empresas controle total mesmo sobre aqueles conteúdos legalmente adquiridos, afrontando nossa liberdade e nossa privacidade e acabando com a possibilidade de rediscussão das leis de copyright.

As manifestações do DRM incluem absurdos como a remção de livros adquiridos do seu leitor de ebooks, como já ocorreu pelas mãos da Amazon, limitação no horário em que você pode escutar suas músicas, do número de pessoas a quem você pode emprestar seus filmes, restrições sobre em qual país você pode assistir o seu filme. E note que não estamos falando de pirataria e sim conteúdo legalmente adquirido.

Como se já nao bastasse que muitos de nossos dispositivos (de tocadores de mp3 a dvd players) já serem obrigados a implementar DRM, agora estão tentando introduzir o DRM no HTML5. Isso seria um duro golpe na imparcialidade e liberdade da Internet, com o único objetivo de garantir que algumas empresas tenham maiores lucros e, o que é pior, maior controle sobre todos nós.

Abs,

ale & oda

Nenhum comentário:

Postar um comentário