PSDB apoia pedido para PGR apurar elo de Lula com mensalão

Por Stanley Burburinho
Da Folha
PSDB apoia pedido para Procuradoria apurar elo de Lula com o mensalão
GABRIELA GUERREIRO
ANDREZA MATAIS
O PSDB recuou e vai apoiar o pedido de abertura de inquérito no Ministério Público Federal para apurar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve participação no esquema do mensalão. PSDB e o DEM voltaram atrás na semana passada depois de terem decidido, junto com o PPS, apresentar o pedido. A representação vai ser entregue na PGR (Procuradoria Geral da União) esta tarde.
O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), vai assinar o pedido por considerar que é "dever" da sigla pedir a investigação --uma vez que o publicitário Marcos Valério fez novas revelações do esquema em depoimento sigiloso prestado à Procuradoria.
Promotores de SP querem ouvir Marcos Valério
"Houve um compromisso público dos três partidos, em nota, de que pediríamos as investigações no final do julgamento do mensalão. Por isso, me sinto autorizado a assinar", afirmou.
Apesar da decisão, Dias não consultou formalmente o partido para aderir à representação. A Folha apurou que, como o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, está em tratamento médico, Dias decidiu assinar a representação sem uma decisão formal da sigla.
Nos bastidores, integrantes do PSDB consideraram "um tiro no pé" a decisão de deixar o PPS isolado no pedido de investigações --por esse motivo, o líder decidiu apenas comunicar a bancada de senadores para assinar a representação.
Apesar da decisão do PSDB, o DEM mantém a postura de não assinar o pedido. O presidente da sigla, senador José Agripino Maia (DEM-RN), afirma que o partido acha mais "prudente" aguardar a manifestação do Ministério Público sobre o depoimento de Valério.
O recuo do DEM e PSDB ocorreu depois da informação de que Marcos Valério teria prestado depoimento ao Ministério Público em que cita Lula. Os três partidos haviam combinado protocolar a representação hoje, depois de nota pública divulgada em agosto com a decisão de questionar a procuradoria sobre a suposta participação de Lula.
O PPS argumenta que a "teoria do domínio do fato", aplicada na condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, também poderia ser adotada no caso de Lula --considerado pela oposição como beneficiário do esquema do mensalão.
Na representação, o PPS e o PSDB vão citar reportagem da revista Veja sobre o depoimento de Valério à PGR, no qual teria declarado que foi chamado para conseguir dinheiro para solucionar um caso de chantagem contra Lula e o seu ex-chefe de gabinete Gilberto Carvalho. Os dois, segundo a reportagem, estariam sendo extorquidos por pessoas envolvidas no caso de corrupção e morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel