sábado, 13 de outubro de 2012





Geral




















.


FMI se preocupa com ampliação de crédito na AL
Enviado por luisnassif, sab, 13/10/2012 - 15:37
Por Marco Antonio L.

FMI demonstra preocupação com concessão de crédito na América Latina

No SUL21, Da Redação

O Fundo Monetário Internacional (FMI) demonstrou preocupação nesta sexta-feira (12) com a ampla concessão de crédito e aumento da liquidez nos países da América Latina e Caribe. Para a instituição, as políticas econômicas devem manter o foco na estabilização do setor financeiro.
Em relatório apresentado nesta sexta, durante a conferência anual do FMI em Tóquio, a entidade lembrou que o crescimento na região sofreu uma desaceleração desde abril por conta do impacto da crise econômica na Europa e nos Estados Unidos. De acordo com as projeções do Fundo a economia da América Latina e Caribe deve crescer 3,2% em 2012 e 4% em 2013 e o do Brasil, apenas 1,5% neste ano.

Por isso, o FMI recomenda que as políticas destes governos sejam cuidadosamente calibradas para manter a demanda doméstica e crescimento do crédito sob controle. “Os países devem fortalecer os fundamentos macroeconômicos de suas economias, aumentando o espaço fiscal e assegurando a estabilidade financeira”, diz o texto. “As perspectivas a curto prazo exigem vigilância e um enfoque de gestão de riscos orientado à possibilidade de haver riscos extremos”, acrescenta.

A instituição também alertou sobre a possibilidade de a China crescer menos do que se espera, o que prejudicaria as exportações da América Latina e “afetaria os preços das matérias-primas”.

Neste sentido, o relatório considera que “os preços das matérias-primas seguirão altos” e as políticas monetárias de estímulo nas economias avançadas manterão “condições financeiras externas favoráveis durante algum tempo”.

Com informações do Opera Mundi e da Agência EFE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário