segunda-feira, 15 de outubro de 2012



Internacional

















Posts recentes
 Vídeos do Blog





Siga no Twitter





































.




Os ajustes estratégicos do PT - 3
Enviado por luisnassif, dom, 14/10/2012 - 19:46

Por Marcus Netto

comentário ao post "Os ajustes estratégicos do PT"


Permita-me discordar das propostas sugeridas ao PT pelo leitos André.

O PT não precisa e não deve ter um comitâ fechado. O PT errou nos final dos anos 80 , quando o Campo Majorário , antiga Articulação , liderada pelo companheiro José Dirceu , forçou um centralismo democrático que afastou as bases do partido e distanciou o Partido da sua origem como partido de massas .

Esse Centralismo levou rapidamente a Burocratização do Partido , sua descaraterização de origem de massas , e um alinhamento não desejável aos demais Partidos existentes e suas velhas práticas de salas fechadas de decisão. O PT virou um tipo de PCdoB com forte influência Stalinista na sua organização partidária. Ouso dizer que os erros da aproximação do partido com as práxis do Daniel Dantas , que sempre estiveram por trás do financiamento de todos os partidos desde as Privatizações , o expurgo da extrema esquerda patidária que proporcionava os Debates e forçava uma maior democracia interna , esta política de alianças mal feita , única e exclusivamente com vias a tomada do poder , todos este erros são resultados desta política de Politburo .

O PT precisa voltar as suas bases . Virar de ponta a cabeça o processo decisório para dar poder as células do Partido , lá na base , no comitê de fábrica , no Movimento Estudantil. com isso dando maior descentralização e motivando mais a participação política , dividindo as responsabilidades , motivando as pessoas , mantendo-as mobilizadas permanentemente . Veja esta desmobilização política dos Estudantes . Isso é que contribui para o fortalecimento de uma pequena e média classe média conservadora , manipulada pelas grandes massas capitais de interesse , muita vezes cooptada facilmente aos pensamentos medievais de intelorância .

O Centralismo no PT interditou o debate político e com isso , através do pragmatismo , tanto o Partido quanto seus braços sindicais e associações distanciaram-se das massas , deixaran-nas órfãs desta militância , necessária para garatir que o poder jamais retorne ao Capital e se mantenha na classe trabalhadora .

Nossos Companheiros Dirceu , Genoíno , Gushiken , Gilbero Carvalho , Lula , precisam colocar este assunto em Debate urgente . O PT precisa voltar a ser um movimento de massas . Caso contrário, em um Golpe como foi contra o Chaves em 2002 , os generais provavelmente terão sucesso , pois as massas estarã dirigindo seus carros , indo ao Shopping Center ou fissuradas no Facebook não dando a mínima para onde irá o Poder. A memória é fraca , a história falsificada e grande parte da nossa populaão hoje, por mais que já tenha ouvido falar , não sabe o que foi o Golpe de 64 nem a repressão dos porões dos anos 70 .

Queremos um PT dos Comitês de Fábrica , dos DCEs das Universidades , das Pastorais da Terra e Operária, do Movimento dos Sem Terra , somente assim teremos nossas defesas permanentemente sib guarda , e poderemos garantir um controle do poder democrático com perenidade , orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário