segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Juízes podem entrar em greve nesta semana
Enviado por luisnassif, seg, 05/11/2012 - 09:13

Do R7

Juízes prometem parar nesta semana para protestar por reajustes salariais da categoria

Categoria pode boicotar a Semana Nacional de Conciliação

Juízes federais e trabalhistas insatisfeitos com os próprios salários prometem cruzar os braços na próxima quarta e quinta-feira (7 e 8) para dar visibilidade à causa. O movimento é liderado pelas duas maiores entidades de classe das categorias, a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e a Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho).

As entidades, que representam cerca de 5.000 juízes, ainda não sabem qual será a taxa de adesão nem os efeitos da greve para a sociedade.

— Mas, ressaltamos que haverá magistrados de plantão para emergências e que todas as audiências agendadas para o período da paralisação serão remarcadas.

Os juízes também ameaçam boicotar a Semana Nacional de Conciliação, que é realizada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) desde 2006 e neste ano será de 7 a 14 de novembro. No ano passado, as duas justiças realizaram quase 110 mil audiências e cerca de 50 mil acordos, que totalizaram R$ 748 milhões.

Embora recebam salário entre os mais altos no funcionalismo público — quase R$ 22 mil em início de carreira — os juízes da União não concordam com a corrosão dos vencimentos nos últimos anos devido à inflação. Eles argumentam que, embora a Constituição preveja revisão anual dos subsídios, houve apenas um reajuste de 9% desde 2005.

A categoria não concordou com o percentual oferecido pelo Executivo aos servidores federais em agosto deste ano, de 15,8% até 2015, e pede readequação para 28,86% apenas em relação às perdas dos anos anteriores.

Caberá ao Congresso Nacional bater o martelo sobre a taxa final de reajuste, e as entidades prometem procurar parlamentares durante a paralisação para negociar um novo patamar salarial. Os magistrados também querem negociar a atualização dos salários de acordo com o tempo de serviç

Nenhum comentário:

Postar um comentário