Windows Live Messenger

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O lançamento do dvd O Universo Musical de Raul de Souza
Enviado por luisnassif, ter, 16/10/2012 - 15:26
Do Gabinete de Comunicação
RAUL DE SOUZA LANÇA O PRIMEIRO DVD DE SUA CARREIRA EM SHOW NO SESC CONSOLAÇÃO
"O Universo Musical de Raul de Souza" é o título do primeiro DVD da longa e festejada carreira do trombonista Raul de Souza. O lançamento oficial do DVD acontece no Teatro Anchieta do SESC Consolação na segunda-feira, 22 de Outubro, às 19 horas – em show que integra a programação "Instrumental Sesc Brasil". Raul de Souza, à frente de seu grupo, terá como convidado especial o saxofonista Héctor Costita. Entrada franca!

Foto: Zé Carlos Barretta
O trombonista RAUL DE SOUZA em um dos momentos do show registrado pelo Selo SESC no DVD "O Universo musical de Raul de Souza"
Raul de Souza já veio ao mundo tocando bem. Lembro dele soprando o velho trombone de três pistos nas frias noites curitibanas, há 54 anos, e o comparo com aquele Raul que ouvi pela última vez há apenas um mês, em duo com o pianista Leandro Braga no Rio de Janeiro. O homem mudou, atravessou oceanos e continentes, amores e casamentos, teve filhos e netos, sempre fazendo música, dos inferninhos às grandes salas, dos clubes de jazz aos festivais, deixando muito da sua arte em dezenas de discos. Mas o sopro vital continua o mesmo, o estilo leva o seu DNA, pessoal e intransferível, o amor e a alegria da música pairam acima de tudo. - Roberto Muggiati, trecho do ensaio "O universo do Mestre Raul de Souza", no encarte do álbum "O Universo Musical de Raul de Souza"
O Selo SESC está lançando mais um de seus produtos especialíssimos. Desta vez é "O Universo Musical de Raul de Souza", álbum do grande trombonista brasileiro Raul de Souza que traz um CD e um DVD inéditos.
O DVD, o primeiro gravado no Brasil por Raul de Souza, foi gravado ao vivo [em 22 de Novembro de 2011, dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos], em show realizado no SESC Vila Mariana.
Raul de Souza estava à frente de seu grupo, e contou com as participações especiais de João Donato, Héctor Costita e ainda de Altamiro Carrilho – naquela que seria uma das últimas apresentações do grande flautista, falecido em 15 de Agosto deste ano.
O repertório passeia por diferentes estilos musicais e foi escolhido a dedo por Raul de Souza para ilustrar todo o percurso de seus 60 anos de carreira.
Além da íntegra do show, o DVD traz, como extras, um saboroso bate-papo de Raul de Souza com Altamiro, Donato e Costita, músicos de grande importância em sua trajetória, e ainda um depoimento de Raul sobre o "souzabone", um trombone em dó de quatro pistos, instrumento que inventou e patenteou e toca em cinco das treze músicas do show.
A gravação tem excepcional qualidade de imagem e som, inclusive com som em Dolby Digital 5.1, e todo o material pode ser visto também com legendas em inglês e francês.
O CD, com o título "Voilá", foi gravado em Curitiba, em 2010, com Raul de Souza e o grupo curitibano NaTocaia.
O álbum "O Universo Musical de Raul de Souza" traz como encarte um livreto com 32 páginas, em edição bilingue, português-inglês, com textos do jornalista e escritor Ruy Castro, do jornalista e escritor Roberto Muggiati e ainda do diretor regional do SESC São Paulo, Danilo Santos de Miranda. Segundo Miranda, "seja no CD de estúdio ou no DVD ao vivo, o que temos em mãos são retratos de um artista que parece determinado a manter intacta sua vitalidade criativa, reservando à passagem do tempo apenas a tarefa de ampliar suas amizades musicais e trazer novos desenvolvimentos para seu estilo."
O SHOW para lançamento oficial do álbum "O Universo Musical de Raul de Souza" acontece na segunda-feira, 22 de Outubro, às 19 horas, no Teatro Anchieta do SESC Consolação – integrando a programação do projeto "Instrumental Sesc Brasil".
Raul de Souza toca acompanhado de Fábio Torres, piano, Glauco Solter, baixo, Mário Conde, violão e guitarra, e Serginho Machado, bateria. O saxofonista tenor Héctor Costita participa como convidado especial.
No repertório do show, uma seleção de temas registrados no DVD e no CD – composições do próprio Raul de Souza, e ainda clássicos de Tom Jobim, João Donato, Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Nelson Cavaquinho e John Coltrane.
RAUL DE SOUZA, trombonista e compositor, nasceu no Rio de Janeiro em 1934. Começou a tocar trombone aos 16 anos. De 1959 a 1963 esteve na Força Aérea Brasileira, onde tocava na banda. Quando saiu, foi tocar com Sérgio Mendes, com quem excursionou pelos Estados Unidos e Europa. Foi também integrante da Orquestra Carioca da rádio Mayrink Veiga. Em 1965 gravou seu primeiro LP solo, "À Vontade Mesmo".
Tocou com Luiz Carlos Vinhas e Gilberto Gil, morou em Paris, trabalhou no Cassino de Montecarlo e inventou o "souzabone", uma variação do trombone, com quatro válvulas (uma delas cromática) em vez das tradicionais três, e afinado dó.
Em 1974 lançou nos Estados Unidos o LP "Colors". Foi o primeiro de uma série de sucessos nos EUA, onde morou por vários anos – de 1970 a 1986 – e tocou ao lado de Sonny Rollins, Freddie Hubbard, George Duke, Chick Corea, Jimmy Smith e muitos outros. Nesse período nos Estados Unidos foi considerado pela revista Down Beat um dos cinco melhores trombonistas de jazz do mundo. Já a New York City Jazz Magazine o apontou como o número 1 do instrumento.
Raul Voltou a viver no Brasil por vários anos, até que no final da década de 1990 mudou-se para a França. Hoje vive metade do ano na França e metade do ano no Brasil.
S E R V I Ç O
INSTRUMENTAL SESC BRASIL
RAUL DE SOUZA
Show de lançamento de
"O UNIVERSO MUSICAL DE RAUL DE SOUZA"
Álbum com DVD + CD gravado para o Selo SESC
RAUL DE SOUZA & quarteto
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
HÉCTOR COSTITA , saxofone tenor
ALGUMAS DAS MÚSICAS DO REPERTÓRIO DO SHOW
"Spiritual" (John Coltrane)
"Violão quebrado" (Raul de Souza)
"Up jumped spring" (Freddie Hubbard e Art Blakey)
"Por aqui por ali" (Raul de Souza)
"Voilà" (Raul de Souza)
"A flor e o espinho" (Nelson Cavaquinho)
"Ela é carioca" (Tom Jobim)
"À vontade mesmo" (Raul de Souza)
"Jumping street" (Raul de Souza)
"Funky Man" (Raul de Souza)
"St Rémy" (Raul de Souza)
Segunda-feira, 22 de Outubro, 19 horas
SESC Consolação
Teatro Anchieta (280 lugares)
Rua Dr. Vila Nova 245, Vila Buarque, tel. 3234-3000
Ingressos:
ENTRADA FRANCA
Os ingressos são distribuídos gratuitamente com uma hora de antecedência, no dia do show, até a capacidade do teatro.
Duração: ~ 70 min
Indicação etária: Livre para todos os públicos
Todos os shows do "Instrumental SESC Brasil" têm transmissão ao vivo pela internet, em sescsp.org.br, seguidos de videochat com o artista comandado por Patrícia Palumbo. Os shows são também gravados, para posterior exibição pelo SescTV.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário