quinta-feira, 18 de outubro de 2012








































.




O exemplo brasileiro para a Europa
Enviado por luisnassif, qui, 18/10/2012 - 10:42

Por Marco Antonio L.

Do Valor

Brasil é exemplo para Europa na reestruturação da dívida, diz Delfim

Rodrigo Pedroso

SÃO PAULO - A solução da crise na zona do euro passa pela reestruturação da dívida dos países que estão com problema de solvência, como Grécia, Irlanda e Portugal. E o Brasil tem lições para dar aos líderes do continente para que isso seja feito sem quebrar a União Europeia, na visão do ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto.

Falando a empresários nesta quarta-feira, durante seminário sobre as perspectivas das relações econômicas entre o Brasil e os países árabes, promovido pelo Valor e pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Delfim Netto lembrou que a reestruturação da dívida brasileira no início da década passada, capitaneada pela União, que assumiu as dívidas dos Estados e passou a ser credora deles, é a saída para uma união fiscal da zona do euro. Opinião similar foi expressa pelo economista Luiz Gonzaga Belluzzo no mesmo evento.

“O euro é uma construção política. O Brasil, com a lei de responsabilidade fiscal, é o exemplo típico do que a Europa tem que fazer. Os alemães têm muita dúvida sobre isso. Mas ninguém tem dúvida de que é necessária união fiscal e bancária” afirmou. Delfim, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) apontou que outra via de solução passa pela retomada da capacidade de fomentar o investimento e o consumo.

“Não adianta dizer que o grego comeu demais. É por isso que é necessário um poder maior, que vai comprar a dívida dos países e fazer o grego pagar o que ele comeu em 30 anos. O custo da destruição do euro é uma perspectiva de uma guerra em 20 ou 30 anos. É muito mais barato manter o euro do que se desfazer dele”, disse o economista.

Nesse contexto, Delfim Netto considera que o Brasil está conseguindo sair bem do reajuste na região, assim como da desaceleração chinesa e do baixo crescimento dos Estados Unidos. “Mesmo com todas essas dificuldades vamos sobreviver.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário